Qual a diferença entre Optometrista, Oftalmologista e Técnico de Ótica?

Os optometristas, oftalmologistas e técnicos de ótica desempenham papéis importantes na prestação de cuidados de saúde a todos os pacientes. No entanto, os níveis de formação e especialização são muito diferentes para cada tipo de especialidade.

Os optometristas são profissionais de saúde que proporcionam cuidados de saúde ocular primários, desde exames de visão e correção do diagnóstico até ao tratamento e gestão das alterações na visão. Um especialista em optometria não é, no entanto, um médico.

Um oftalmologista é um médico especializado em cuidados de visão. Os oftalmologistas diferem dos especialistas em optometria e em ótica pela sua especialização e formação, bem como pelo âmbito do que podem diagnosticar e tratar.

Um oftalmologista pode praticar medicina e cirurgia. Além disso, trata todas as doenças oculares e prescreve óculos e lentes de contacto para corrigir problemas de visão.

Os técnicos de ótica, ao contrário dos especialistas em optometria ou oftalmologia, são formados para conceber, verificar e enquadrar lentes e armações, lentes de contacto e outros equipamentos para corrigir problemas de visão. Recorrem a prescrições dos oftalmologistas e especialistas em optometria, mas não fazem testes à visão nem prescrevem óculos ou lentes de contacto, não lhes sendo permitido diagnosticar ou tratar doenças oculares.

 

Veja os nossos projetos de Ótica aqui!

Partilha este artigo: